VoIP grátis X VoIP pago: saiba a melhor opção para sua empresa!

VoIP grátis X VoIP pago: saiba a melhor opção para sua empresa!

Powered by Rock Convert

VoIP cresceu muito nos últimos anos, e isso é graças à alta flexibilidade e escalabilidade que proporciona aos negócios. Essa tecnologia é essencial para a comunicação moderna, integrando-se à Internet e a outros sistemas de trabalho.

Porém, a principal questão que muitos gestores enfrentam nas reuniões é se vale a pena investir no VoIP pago, ou se é melhor escolher o VoIP grátis.

Para tirar essa e outras dúvidas, apresentamos um panorama entre as duas modalidades da telefonia em nuvem. Acompanhe as próximas linhas e saiba como escolher!

Como funciona o VoIP pago?

O VoIP é um tipo de sistema de telefonia que permite ligações pela Internet. A versão paga pode ser feita de duas formas, e a contratação de uma plataforma de voz, como o Skype, é uma delas. Basta, então, conectar o usuário e iniciar as chamadas pela Internet.

Um ponto negativo desses softwares pagos é que suas chamadas são permitidas somente entre os usuários do mesmo programa. Para ter acesso amplo a todos os recursos da tecnologia, é preciso contratar um sistema mais completo e sofisticado, como o PABX Virtual.

Com ele, as empresas podem ter uma infraestrutura completa de distribuição de ramais, aproveitando as ligações mais baratas pela rede IP. A principal desvantagem de um sistema complexo como esse é o valor mais alto que é preciso ser pago.

Vale a pena pagar pelo VoIP?

As empresas recebem muitos benefícios ao contratarem soluções profissionais de VoIP pago. Veja algumas dessas vantagens:

Powered by Rock Convert
  • facilidade na gestão de atendimento com recursos únicos, como relatórios atualizados em tempo real, interface para administrar ligações e gravação de chamadas;
  • serviços de número virtual e função “siga-me”;
  • recursos como callback e automação do atendimento, que permitem melhorar os indicadores de desempenho;
  • integração com outros sistemas importantes, como o CRM e PMS;
  • URA (Unidade de Resposta Audível) personalizável;
  • portabilidade e mobilidade;
  • integração entre sistemas.

Essa versão do VoIP garante mais segurança da infraestrutura e dos dados compartilhados no sistema. Isso porque as empresas prestadores desse serviço investem em medidas que protegem as informações e fazem backup programados dos dados em nuvem.

Além do mais, contar com uma rede tecnológica e eficiente dá mais profissionalismo as chamadas.

Como funciona o VoIP grátis?

Por ser uma telefonia que permite chamadas pela Internet, muitos aplicativos de smartphone se enquadram na tecnologia VoIP. WhatsApp, Facebook Messenger e Viber são exemplos de alguns deles. Sua funcionalidade é simples e permite que muitas empresas e clientes tenham acesso a eles.

No entanto, sua falta de recursos não possibilita uma gestão facilitada dos dados e informações trocadas entre funcionários e clientes. Outro ponto negativo é que é muito mais difícil proteger os dados, mesmo que esses aplicativos contem com tecnologia ponta a ponta de criptografia.

Ambos os tipos de VoIP oferecem boas vantagens para o negócio. A versão paga tem mais qualidade na voz, dando mais profissionalidade ao atendimento. Já a gratuita não impacta nas finanças e tem maior amplitude de clientes. No entanto, com soluções empresariais, é preferível sempre pensar na segurança e continuidade do serviço.

Como vimos, o VoIP grátis pode até prometer uma segurança ponta a ponta, mas dificulta o backup de dados e a coleta de informações — essencial para o atendimento. Já o pago tem sistemas sofisticados contra invasões de hackers, além de backups programados para evitar perda de dados.

Além disso, os softwares profissionais oferecem recursos pontuais de gestão. Integração com softwares da empresa, alta escalabilidade de ramais e relatórios de indicadores de desempenho são algumas das vantagens adicionadas para os negócios quando o VoIP pago é implementado.

Quer garantir uma boa implementação do VoIP em sua empresa? Veja nosso artigo sobre os requisitos de instalação!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar