Redução de custos nas empresas: como economizar em 2018?

Redução de custos nas empresas: como economizar em 2018?

Powered by Rock Convert

Você gostaria de começar 2018 de um jeito diferente? Que tal finalmente atender àquelas velhas cobranças dos CEOs? Não seria interessante, por exemplo, melhorar a qualidade dos serviços sem aumentar os gastos?

A queda no valor das contas a pagar é assunto relevante para qualquer companhia. E para as startups, sempre pressionadas por seus investidores, esse cenário fica ainda pior, não é mesmo?

Se sua resposta for sim para pelo menos uma dessas perguntas, temos boas notícias! Apresentamos neste post dicas importantes para a redução de custos nas empresas! Venha com a gente!

Automatize processos com a tecnologia

Já dizia o velho ditado: em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Muitas startups acabam esquecendo que podem usar recursos tecnológicos a favor de sua própria gestão. Softwares, planilhas, bancos de imagens, entre outras ferramentas, são excelentes para conter as faturas.

Existem, por exemplo, bancos de compartilhamento de imagens que oferecem a utilização de retratos gratuitamente. Assim, quando precisar de uma foto para ilustrar o site, o blog ou as mídias sociais, não há a necessidade de assumir nenhum compromisso financeiro adicional. Dois exemplos bastante conhecidos no mercado são o Freepik e o Pixabay.

Amplie seu leque de fornecedores

Aproveite o início do ano para rever sua carteira de prestadores de serviço e de fornecedores de insumos. Por mais que o negócio esteja alinhado com provedores já conhecidos, nada o impede de bisbilhotar no mercado o preço médio de itens similares.

Vale até mesmo saber quais companhias abastecem a concorrência e quanto elas cobram. Pense se existem processos passíveis de serem terceirizados. Quem sabe a limpeza ou até mesmo a segurança?

Economize com água e eletricidade

No verão, as contas com energia elétrica, por causa do ar-condicionado, acabam subindo inevitavelmente. Uma boa opção é ficar atento a velhos hábitos que são fáceis de mudar. Nessa época do ano, a incidência de luz solar dura mais ao longo do dia, com temperaturas amenas no início da manhã e no fim da tarde.

Powered by Rock Convert

Para aproveitá-las, procure abrir as janelas e desligar as lâmpadas nesses momentos. No almoço, oriente os funcionários a desligarem seus equipamentos.

Invista na tecnologia de voz sobre IP (VoIP)

O VoIP tem sido cada vez mais adotado como alternativa para a redução de custos nas empresas. Essa solução possibilita a transmissão de voz usando o protocolo de internet. Assim, as despesas com comunicação são drasticamente diminuídas: em média, até 70% dos gastos com telefonia ficam menores quando se usa essa tecnologia.

Isso é bastante significativo, pois os custos com ligações estão entre as três despesas mais altas de uma empresa. A maioria delas, porém, não faz o controle adequado sobre esses desembolsos.

Vale lembrar ainda que esse método possibilita contratar planos personalizados, de acordo com o perfil de consumo da empresa. Há companhias que precisam de vasta quantidade de linhas livres, por causa do setor de vendas, por exemplo. Outras, entretanto, podem demandar mais chamadas internacionais.

Por isso, é importante que a solução possa ser ajustada à realidade de cada organização. Essa flexibilidade é mais um dos benefícios do VoIP. Além disso, as ligações entre números que usam esse sistema não são cobradas, o que pode trazer ainda mais economia.

Seja qual for o segmento, todas as companhias dependem de contatos: com clientes, com fornecedores, com parceiros comerciais ou entre seus próprios colaboradores. Confira a seguir um resumo de algumas recompensas dessa técnica:

  • abatimento de até 70% nas chamadas telefônicas;
  • implementação de rede para unir a matriz e as filiais;
  • ligações de graça entre os ramais de um mesmo cliente, inclusive em regiões distintas;
  • controle pleno sobre o consumo em tempo real;
  • apoio técnico para manutenção;
  • gestão on-line;
  • planos que podem ser adaptados ao perfil de utilização.

Esse é um tema delicado para qualquer instituição, independentemente do ramo de atuação. Com as medidas certas e disposição para mudar, é possível identificar o que fazer para que a redução de custos nas empresas se torne realidade.

Como consequência, o reconhecimento profissional com o qual você sempre sonhou estará mais perto do que nunca. E aí? O que achou do nosso post? Quer saber mais sobre economia corporativa? Então siga a gente no Facebook! Esperamos por você!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar