Qual a importância da segurança de rede de telefonia?

Qual a importância da segurança de rede de telefonia?

Powered by Rock Convert

Com a evolução da internet, a segurança de rede se tornou um fator de extrema importância para as empresas. Atualmente, existem muitos softwares que precisam ser protegidos contra ataques cibernéticos. As redes de telefonia são abertas e, consequentemente, também precisam ser veladas.

Ao aumentar a segurança de rede, automaticamente, há a diminuição das chances de roubos de identidade e vazamento de informações.

Neste post, você entenderá melhor a importância dessa segurança e como garanti-la em seu negócio. Confira!

Ameaças de erro

Quem trabalha na rede telefônica deve considerar e prezar pela segurança da mesma. Não quer dizer que uma rede segura estará 100% imune aos ataques, mas é de responsabilidade dos administradores de telefonia garantir a alta qualidade e reduzir as ameaças de erros para proteger os dados dos clientes.

Invasão de hackers

Quando a empresa usa compartilhamento de dados, rede wi-fi aberta sem que haja uma segurança de rede, ela facilita a entrada de hackers. Os funcionários também acabam baixando arquivos infectados com softwares espiões, malwares e vírus.

A equipe de segurança precisa estar sempre atenta e instalar softwares, como os antivírus e realizar configurações adequadas nos sistemas, pois o resultado dessas invasões pode custar o seu negócio.

Prevenção e neutralização de riscos

Um bom sistema de segurança impede que os dados, as videoconferências e as chamadas utilizem a memória dos dispositivos, não permitindo que isso afete os processos em andamento. Ainda, oferece soluções para prevenir ameaças e ataques.

Powered by Rock Convert

Restrição de acessos

Outra forma de aumentar a segurança da rede é instalar um bom firewall, que serve para limitar o tráfego, restringir e filtrar o que entra e o que sai da sua rede.

Essa instalação é uma prática cada vez mais presente nas empresas, principalmente porque a produtividade dos funcionários melhora. O telefone é uma ótima ferramenta de trabalho, mas, muitas vezes, os colaboradores utilizam para casos pessoais, o que não deve e nem precisa ser realizado na hora do trabalho, pois pode atrapalhar o rendimento das equipes.

Segurança de rede telefônica

Para proteger as chamadas, é importante ocultar a topologia da sua rede. Isso torna o acesso dos hackers mais difícil. Ainda, é preciso utilizar o bloqueio por destino e origem para prevenir fraudes.

A falha na segurança da rede de telefonia permite roubos de identidade, dando brechas para que hackers utilizem o número de telefone dos usuários. Esse processo ocorre quando um celular migra de uma rede a outra. Assim ocorrem os cibercrimes, possibilitando a clonagem de aparelhos.

É preciso ter uma lista de restrição de acessos para manter o VoIP em segurança. Limite o alcance aberto a todos os usuários para que seu sistema não fique tão vulnerável.

A tecnologia VoIP possibilita diversos benefícios para a empresa, no entanto, existem riscos para a segurança de rede. Logo, evitá-los é fundamental, restringindo acessos com a criação de senhas e inserindo monitoramento do sistema. Fazendo isso você tem a chance de aproveitar todas as vantagens de forma segura.

Se você gostou do post e deseja ficar sempre por dentro do assunto, leia também sobre o que são rotas de telefonia e quais são seus tipos!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar