Qual a diferença entre 0800 e os demais números nacionais?

Qual a diferença entre 0800 e os demais números nacionais?

Powered by Rock Convert

Você sabe o que é um número nacional? Ele é classificado dessa maneira por abranger todo o território de um país — no nosso caso, o Brasil. Isso significa que mesmo uma empresa localizada em uma cidade diferente de seu cliente, será possível que ele entre em contato, sem a necessidade de utilizar o código DDD ou uma operadora de longa distância.

Os números nacionais incluem o 0800, que é gratuito, e os 0300, 0900, 3003, 4003 e 4004. Porém, a diferença entre 0800 e números nacionais não está apenas no valor da ligação. Siga a leitura do nosso artigo para entender melhor!

0800

São números utilizados para chamadas gratuitas do usuário, deixando o custo da ligação para a instituição contratante desse número. Ele é comumente utilizado ao redor do mundo com o mesmo objetivo: ligações gratuitas. 

Esses números podem ser configurados para receberem ligações de uma região apenas, ou do país inteiro. Além disso, podem diferenciar a origem da ligação e, por meio das configurações, impedir que a chamada seja completada caso se oponha ao ajuste da empresa que o contratou.

Apesar das chamadas realizadas serem gratuitas para quem disca, elas são pagas pela companhia contratante do serviço. Contudo, são uma ótima estratégia para o atendimento ao cliente e, dependendo da origem do negócio, uma obrigatoriedade para as instituições.

Demais números nacionais

Além das configurações e valores, há diferenças significativas entre o 0800 e os demais números nacionais. Veja:

0300

Esse número tem uma tarifa fixa para todas as ligações feitas nacionalmente. Além disso, o preço não varia conforme o horário ou dia da ligação, sendo que, o valor cobrado pelas ligações é tarifado pela operadora que fornece o serviço. Embora esse fato, a empresa que contratou o número 0300 tem obrigatoriedade de informar o custo da ligação por minuto.

Powered by Rock Convert

0900

Já esse prefixo determina que, além do valor por minuto, deverá ser pago o serviço que está atrelado ao número. O 0900 é bastante utilizado por campanhas de arrecadação de doações, pois possibilita que o número discador pague pelo valor vinculado ao número. Esse mesmo motivo leva às campanhas sempre a divulgarem mais de um número 0900, visto que cada um está ligado a um valor específico, que será cobrado em fatura posterior.

3003 e 4004

Ambos os números têm as mesmas funções e objetivos. Porém, servem como variação do serviço telefônico para abranger as possibilidades numéricas, assim como foi feito com a adição do nono dígito aos celulares. Esses números têm tarifa compartilhada entre usuário e a empresa contratante do serviço.

Ou seja, para o cliente que faz a ligação por meio do 3003 ou 4004, será cobrado o valor de uma chamada local. Já para a instituição que contratou o serviço, será cobrado o restante do valor referido à ligação. Apesar de haver custo para o cliente, o valor da ligação ainda é menor do que se fosse feito da maneira tradicional (Código da Operadora + DDD + número da empresa).

Justamente por dividir as cobranças das ligações, é vantajoso para muitas empresas investirem nesse tipo de serviço, pois reduz os custos com telefonia.

4003

Por sua vez, o 4003 tem objetivos e funções semelhantes aos números 3003 e 4004. A diferença está que o número 4003 tem abrangência menor. O custo do serviço contratado acaba sendo menor para a empresa, mas ainda assim as ligações serão compartilhadas como explicado anteriormente.

Apesar de haver diferença entre 0800 e números nacionais, cada tipo é mais adequado a um modelo de negócio. O ideal para sua empresa será aquele que atende suas necessidades e do seu público-alvo. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as novidades!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar