Precisamos conversar sobre a telefonia em nuvem

Precisamos conversar sobre a telefonia em nuvem

Powered by Rock Convert

Já ouviu falar em cloud computing? É um termo em inglês que significa computação em nuvem. O conceito é, basicamente, utilizar recursos e ferramentas de computador por meio da nuvem, a internet.

Baseadas nesse conceito é que as operadoras de telefonia em nuvem chegam com tudo, trazendo essa novidade para as empresas. As vantagens são várias, desde redução de custos até mobilidade.

Para entender melhor do que se trata, acompanhe nosso artigo. Detalharemos o assunto nas próximas linhas!

O que é telefonia em nuvem?

A telefonia em nuvem é um serviço que coloca toda a sua rede de telefonia na internet. Por utilizar a internet já instalada na empresa, não necessita de qualquer outra estrutura, como cabeamentos ou ainda manutenção de hardware e periféricos. Também pode ser conhecida por VoIP Voice Over Internet Protocol (Voz sobre IP).

E como isso funciona?

Podemos dizer que existem três formas de utilizar a telefonia em nuvem, que são:

  • ATA, que significa Adaptador de Telefone Analógico, ou seja, é um pequeno dispositivo conectado ao seu telefone comum que transforma suas ligações em sinais digitais;
  • softphones, que são softwares que podem ser instalados em qualquer dispositivo com Internet — computadores, notebooks, tablets e smartphones. Esses softwares simulam telefones convencionais e permitem a realização de chamadas pela internet.
  • telefones IP, que correspondem a uma forma específica e vantajosa de trabalhar com o VoIP. São conectados diretamente na rede de internet, podendo ser utilizados como telefones ou headsets. Possuem diferentes opções do ATA, como exemplo gravações, transferências e identificador de chamadas.

Quais os benefícios?

Integração

Outros sistemas que a empresa já utiliza, como o software CRM, bancos de dados e até mesmo HelpDesk podem ser integrados à telefonia em nuvem. Isso significa fácil compartilhamento de informações e redução de tempo com processos repetitivos. A integração pode ser feita até mesmo por filiais em diferentes localidades, sem custo adicional por isso, que acessam o mesmo sistema na nuvem.

Powered by Rock Convert

Mobilidade

É uma das principais vantagens. É possível acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo com Internet. Desse modo, é possível criar com facilidade postos temporários de atendimentos, home offices e relatórios de chamadas. Até mesmo mudança de endereço é algo simples com a telefonia em nuvem, pois o número adquirido permanece com você independentemente do endereço de mudança.

Flexibilidade

É muito comum o fluxo de comunicação aumentar conforme o crescimento da empresa. Nesses casos, é preciso aumentar o número de colaboradores e também a estrutura telefônica da companhia.

Utilizando a telefonia em nuvem, você se preocupa unicamente com a nova equipe de funcionários, pois ao utilizar a internet, a inclusão de novos usuários e ramais de atendimento é muito simples, sem necessidade de dias passando cabos e terminais pela empresa. Se precisar diminuir, também é fácil e rápido de fazer.

Redução de custos

Outra grande vantagem é a redução de custos. Ao utilizar a internet, valores e taxas conforme o horário de utilização não existem, bem como custos adicionais para se comunicar com filiais ou até mesmo gravar ligações. É importante citar também que os planos das operadoras de telefonia em nuvem são bem vantajosos, ajustadas ao tamanho da sua empresa.

Está claro por que se trata uma tendência tecnológica? Com a flexibilidade dos recursos e a redução de custos, ela pode ser uma excelente aliada para o crescimento da sua empresa.

Agora que você já sabe o que a telefonia em nuvem pode fazer, entre em contato conosco e ponha em prática!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar