Portabilidade de telefone fixo: como funciona essa operação em VoIP

Portabilidade de telefone fixo: como funciona essa operação em VoIP

Powered by Rock Convert

A portabilidade de telefone fixo e móvel está em vigor há 10 anos, sendo aprovada pela Anatel em março de 2007. Desde então, os adeptos dessa prática vêm crescendo e, em 2016, mais de 3 milhões de usuários fizeram a mudança de operadora. Seja por insatisfação com os serviços seja em busca dos melhores preços de mercado, a realidade agora é essa: o consumidor de telecomunicações decide onde quer ficar e até quando.

Porém, você já se perguntou como funciona a portabilidade de telefone fixo no sistema VoIP de telefonia? Então siga a leitura do nosso artigo especial sobre o assunto e saiba mais detalhes.

Como funciona a portabilidade de telefone fixo?

Esse processo permite que o cliente permaneça com o mesmo número de telefone, nos seguintes casos:

  1. mudança de endereço: permite a permanência do mesmo número para mudanças feitas dentro do mesmo DDD;
  2. mudança de planos: o cliente tem a opção de transicionar dentre os mais variados planos que a operadora dispõe. Antes da resolução da Anatel, as empresas forçavam o cliente a mudar de número, mesmo para os casos de troca de plano dentro da mesma prestadora;
  3. mudança de operadora: esse modelo abarca todas as outras modalidades de portabilidade, permitindo o cliente a permanecer no mesmo endereço ou não, no mesmo plano ou equivalente na nova operadora.

Além disso, as prestadoras de serviço têm um prazo de até três dias úteis para realizarem as mudanças solicitadas pelo cliente. Por sua vez, o usuário deve solicitar formalmente a portabilidade de telefone fixo e ela só será atendida se a solicitação for para o mesmo tipo de serviço, ou seja: fixo para fixo, móvel para móvel.

A solicitação de portabilidade de telefone fixo deve ser requerida na loja física ou na central de atendimento da operadora da qual deseja ser cliente. Por sua vez, a nova operadora fará os trâmites com a antiga operadora e concluirá o processo todo, sem nenhuma intervenção adicional por parte do cliente.

Powered by Rock Convert

Os documentos comumente solicitados para a portabilidade são:

  • documentos pessoais com foto, sendo eles originais;
  • CPF ou CNPJ, de acordo com a utilização da linha;
  • endereço completo, bem como o comprovante de endereço atualizado;
  • dados para contato, como telefones pessoais e comerciais;
  • nome da operadora atual.

Lembrando que a linha a ser transferida deve ser registrada no nome do solicitante da portabilidade, assim como não devem existir dívidas ativas com a operadora atual. Caso contrário, o recomendado é realizar o pagamento das faturas em aberto e pedir a portabilidade do telefone fixo em seguida.

Quais as vantagens da portabilidade de telefone fixo para VoIP?

Como abordamos bastante em nosso blog, a telefonia VoIP é um tipo de serviço que baseia sua estrutura nos protocolos de internet. Isso traz uma série de vantagens para as empresas, veja algumas delas:

  • mobilidade: a telefonia VoIP proporciona maior mobilidade do que a telefonia tradicional, permitindo seu uso inclusive em momentos fora da empresa, como home office de funcionários ou em viagens de negócios;
  • economia: a principal vantagem da telefonia VoIP é proporcionar redução de custos para as empresas, pois sua tecnologia baseada em IP permite unificar redes da matriz e filiais, além de possuir planos personalizados que reduzem em até 70% os gastos nas chamadas;
  • flexibilidade: esse é um ponto importante, pois garante que sua empresa tenha liberdade para expandir os negócios. O PABX Virtual, que é um serviço da telefonia VoIP, permite que os gestores acrescentem ou desativem ramais bem como necessitarem suas demandas;
  • produtividade: os serviços que a telefonia VoIP proporciona permitem aos gestores um maior controle de sua equipe e, também, fácil acesso a relatórios de produção. Além disso, é possível gerir ligações das filiais, gravar chamadas e personalizar o atendimento.

Para não se arrepender da portabilidade de telefone fixo para VoIP, escolha a nova operadora não apenas pensando nos preços praticados, mas também na gestão financeira facilitada para seus negócios.

Viu como o serviço VoIP oferece as melhores vantagens para sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e faça sua portabilidade!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar