PABX Virtual X PABX convencional: entenda as diferenças

PABX Virtual X PABX convencional: entenda as diferenças

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O PABX é um sistema que permite conectar terminais telefônicos a uma única rede, possibilitando a realização de chamadas externas simultâneas. Isso facilita a comunicação com parceiros de negócios, além de reduzir custos, pois não há cobranças para ligações internas. Porém, existem modelos diferentes de PABX — analógico, digital e virtual.

Esse último, o PABX Virtual, agrega variadas funções que auxiliam nas rotinas administrativas empresariais. Além disso, apresenta benefícios herdados da telefonia em nuvem que facilitam o crescimento dos negócios. Deseja saber mais sobre os tipos de PABX e qual é o melhor para sua empresa? Então siga a leitura do nosso artigo!

Tipos de PABX

O sistema facilita a comunicação entre os colaboradores de diferentes setores da empresa, agilizando processos e melhorando a produtividade das equipes. Porém, existem diferenças importantes entre cada um dos modelos:

Analógico

Esse modelo recebe somente linhas convencionais de telefonia, sendo necessária a contratação de um serviço cabeado. Sua instalação é complexa e necessita de manutenções periódicas, além de profissionais habilitados para lidar com essa tecnologia. Muitas empresas ainda utilizam esse sistema devido ao alto investimento feito para a instalação dos equipamentos.

Digital

Essa é uma versão mais atualizada do tipo anterior e oferece, como principal vantagem, ligações com um áudio mais limpo e sem ruídos. Além disso, dispõe de discagem direta para ramais e entrocamento E1, possibilitando chamadas simultâneas.

Virtual

Nesse modelo, é possível gerenciar os ramais por meio de uma interface única fornecida pela operadora contratada. Ele é bastante econômico, pois utiliza a telefonia em nuvem, reduzindo custos com manutenção, instalação e configuração do sistema. Ademais, é o único que permite o uso do mesmo número telefônico para diferentes filiais, mesmo que estejam em localizações geográficas diversas.

As principais diferenças entre os modelos tradicionais (analógico e digital) e virtual são as conexões. O PABX Virtual consegue se conectar a vários dispositivos, facilitando seu uso por diferentes tipos de usuários: colaboradores home office que utilizam computador ou que estão na sede da empresa e utilizam terminal telefônico — todos podem se conectar ao sistema virtual de ramais.

A operadora VoIP se responsabiliza por todas as etapas de implantação do sistema, inclusive, pelo suporte para manutenção e atualização de software. É necessária uma conexão à Internet para as ligações, e esse é justamente um dos motivos da redução de preços. A tecnologia de cloud computing permite que a telefonia se integre à Internet, de modo que ambas utilizem apenas uma rede.

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Benefícios de utilizar o PABX Virtual

Ganho de produtividade

Por utilizar a Internet, é muito fácil manter controle de todos os atendimentos que ocorrem com os clientes e fornecedores, mesmo que um funcionário esteja fora da empresa. Com poucos cliques — utilizando o IP, ramal e senha — é possível encaminhar um relatório ao gestor com a relação das chamadas realizadas, assim como o custo de cada ligação.

Por meio do PABX Virtual, os gestores ganham diversas funcionalidades que agregam nas práticas administrativas de equipe. Citando algumas dessas funções, temos a possibilidade de gravar chamadas, de personalizar o atendimento e de fazer a gestão de filas de ligações.

Manutenção

Os demais sistemas de PABX demandam conhecimento técnico especializado e manutenção periódica nos terminais e linhas utilizados na rede. Além disso, é comum que ocorra inatividade dos telefones devido a falhas técnicas e não há uma maneira rápida de restabelecer a comunicação. O jeito é esperar.

Porém, com o PABX Virtual, as falhas ocorrem com menor frequência, além de não impactarem os negócios. Isso deve-se às estratégias de redundância que as operadoras VoIP aplicam nos serviços, o que permite a continuidade do acesso de seus clientes. Essa tática de redundância consiste em duplicar o sistema utilizado para que, na falha, um substitua o outro e não gere problemas para os usuários da rede.

Flexibilidade

Ao utilizar a telefonia VoIP, a empresa encontra ótimas oportunidades de crescimento sem gastar muito. A interface de usuário da rede permite acrescentar vários ramais. Se for necessário diminuir sua capacidade, também será possível por meio do mesmo sistema. Isso garante que você gaste somente o que utiliza, sem desperdício de recursos.

O PABX Virtual fornece várias vantagens para as empresas, possibilitando alcançar a satisfação do cliente pela melhora dos serviços prestados. A redução de custos também é outro ponto que chama atenção, facilitando a expansão dos negócios.

Agora que você sabe que o PABX Virtual é a melhor opção para sua empresa, entre em contato conosco e aplique essa ideia!

 

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