O que são rotas de telefonia e quais são os principais tipos?

O que são rotas de telefonia e quais são os principais tipos?

Powered by Rock Convert

As rotas de telefonia são caminhos que voz e dados percorrem, desde a origem até seu destino. Essas rotas podem ser formadas por centrais telefônicas, cabos, fios, antenas e satélites. Isso quer dizer que, ao ligar para uma pessoa — seja pelo telefone fixo, seja pelo celular —, essa chamada percorrerá um caminho composto por esses elementos citados até chegar à pessoa desejada.

Então, quando falamos em VoIP, também estamos falando de um serviço que utiliza as rotas de telefonia existentes. Porém, qual dessas rotas é a mais eficiente para o uso de Voz sobre IP? 

Continue a leitura do nosso artigo para compreender melhor sobre rotas de telefonia e quais são seus impactos no nosso dia a dia!

Quais as principais rotas de telefonia?

Rota GSM

Sua sigla significa Global System for Mobile Communications ou, em tradução livre, Sistema Global para Comunicações Móveis. Não é o primeiro sistema de telefonia móvel desenvolvido, porém foi o primeiro a desenhar uma rota digital para saídas de voz, além de captação de sinal digital. Essa mudança foi importante para conhecermos os telefones como conhecemos hoje: livres.

Com a tecnologia GSM, os celulares passaram a conectar-se com suas centrais por meio de SimChips e torres de comunicação que transmitem o sinal até completarem a chamada. Essa transmissão de sinal é dividida por frequências e é feita dessa forma para não gerar sobrecarga na rede, o que ocasionaria falhas de transmissão.

Justamente por esse fator citado, o sistema GSM não permite identificação de número chamador, portanto, acaba sendo uma das rotas de telefonia mais baratas. As empresas que preferem utilizar a rota GSM para seu VoIP o fazem devido ao grande volume de ligações em seus terminais, como call centers.

Rota TDM

A sigla TDM significa Time Division Multiplexing. Isso pode ser traduzido para algo como Multiplexização por Divisão de Tempo.

Enquanto a tecnologia GSM utiliza a divisão de frequências com as torres para transmitir a comunicação, a tecnologia TDM utiliza a divisão por tempo. Ou seja, a TDM divide o sinal em tempos de uso e cada usuário da rede utiliza uma divisão. Dessa forma, o canal exclusivo não causa sobrecarga e nem interferências nas demais chamadas do escritório.

Powered by Rock Convert

Pode-se dizer que a rota telefônica TDM é mais eficiente que o GSM, porém ambas foram desenvolvidas para diferentes propósitos. Enquanto está em movimentação, o GSM oferece melhor conectividade e qualidade. No entanto, para períodos em que permaneceremos em um mesmo local, a rota TDM oferece a melhor recepção e transferência de chamadas.

Justamente por melhorar a qualidade das ligações, seu custo pode ser mais caro que o GSM. Porém, pelo custo-benefício, as tarifações do TDM ainda são atraentes.

Rota CLI

Essa rota de telefonia é muito sofisticada e proporciona alta qualidade nas chamadas. Sua sigla, Caller Line Identification, significa justamente o que ela propõe: identificar as chamadas da linha. Com essa rota, não somente as chamadas têm mais qualidade digital, mas todas as ligações feitas identificarão o número chamador.

Essa mudança significativa nos serviços ofertados é devido à sua tecnologia, que possibilita um canal único para cada ligação, de uma forma parecida com a divisão por tempo feita pela rota TDM. Esse canal criado pela rota CLI é o que permite a transmissão de qualidade do serviço de voz e de dados.

Isso é de extrema importância para o funcionamento do VoIP, pois, justamente por se basear nos protocolos de Internet, necessita de uma transmissão segura e estável para os pacotes de dados que serão convertidos em voz e vice-versa.

As rotas de telefonia citadas podem ser usadas para os mais variados tipos de atividades. Porém, cada uma irá adequar-se melhor para uma situação menos abrangente.

A rota GSM, por exemplo, é muito boa para empresas que têm centrais telefônicas para atendimentos rápidos, pois oferece qualidade por um preço baixo. Já para grandes executivos e corporações, a rota CLI pode ser ideal justamente pela identificação numérica e maior qualidade do serviço, sendo a rota de telefonia TDM um sistema de média capacidade entre os dois anteriores. 

Nosso artigo sobre rotas de telefonia foi útil? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos relevantes para sua empresa!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar