O que é um softphone e quais seus diferenciais?

O que é um softphone e quais seus diferenciais?

Powered by Rock Convert

Com o avanço da tecnologia digital, muitas das analógicas estão sendo abandonadas, sobretudo no ambiente empresarial, em que a demanda por eficiência é gigante. Nesse sentido, a telefonia analógica tem dado lugar a novas soluções, como os softphones. 

Você sabe o eles são e quais os seus diferenciais? Continue a leitura para entender como um softphone funciona e como ele pode ser aplicado no seu negócio, trazendo novas funcionalidades. Confira!

O que é um softphone?

Um softphone nada mais é que um software programado para realizar chamadas telefônicas por meio da conexão com a internet. Assim, em vez de utilizar um hardware exclusivo, capaz de converter as ondas analógicas da telefonia, você usa seus computadores e smartphones comuns para fazer e receber chamadas sem a necessidade de um aparelho de telefone real.

Portanto, o softphone simula as funções de um dispositivo tradicional nas telas dos equipamentos que você já tem na sua empresa, escritório etc. Na maioria dos casos, a sua aparência imita os telefones e conta com a imagem de um teclado com praticamente os mesmos botões. No entanto, várias outras funcionalidades poderão ser incorporadas, como integração com um gestor de chamadas, com uma unidade de resposta audível (URA) etc.

Outra peculiaridade é que os fornecedores de softphone geralmente só fornecem o software de chamadas, ficando o hardware sob sua responsabilidade. Assim, você provavelmente precisará comprar um fone de ouvido com microfone ou um telefone USB para a transmissão dos sons.

Quais são os diferenciais de um softphone?

A seguir, apresentamos alguns dos principais diferenciais de um softphone. Acompanhe! 

Fácil gestão de telefonia

Por utilizar a tecnologia digital para as funções telefônicas, os softphones são facilmente integráveis a outros softwares de gestão de chamadas. Com isso, você pode programá-los para a utilização de robôs de atendimento automático, integrá-los a sistemas de gravação de chamadas etc.

Isso levará a qualidade do seu atendimento ao cliente a outro patamar, visto que será possível reduzir bastante o tempo gasto, afinal, os robôs são capazes de solucionar muitos problemas sem a intervenção humana. Ademais, os relatórios fornecerão as métricas e os indicadores necessários para que você identifique os gargalos de produtividade da telefonia.

Armazenamento de contatos

O armazenamento de contato também poderá ser incorporado às fichas do cliente, de modo que tudo fique armazenado no software do softphone que, por sua vez, pode ser integrado à nuvem. Dessa forma, não é necessário criar uma lista de contatos em cada equipamento.

Redução de custos

Ao utilizar o VoIP para a realização de chamadas, haverá uma redução de custos significativa. Isso porque os preços das chamadas dos provedores de VoIP costumam ser mais baratos. Por exemplo, um interurbano em companhias tradicionais pode custar 16 centavos o minuto, enquanto, no VoIP, uma chamada custa cerca de 9 centavos. 

Vários recursos

Por fim, não podemos deixar de falar da riqueza de recursos trazida pelo softphone, uma vez que eles comumente vêm integrados a PABX virtuais — que são o ápice da tecnologia telefônica atual. Assim, você conta com funcionalidades como:

  • portabilidade e flexibilidade de canais;
  • realização de chamadas em conferência;
  • maior mobilidade;
  • melhoria da qualidade do áudio.

Tudo isso sem aqueles contratos de fidelidade que o prendem a um serviço inferior por muitos meses, comprometendo a qualidade do atendimento da sua empresa. 

Powered by Rock Convert

Quais as opções de softphone para usar VoIP no celular?

Zoiper

É o softphone mais utilizado na atualidade devido à sua fácil configuração. Com ele, você pode tanto realizar chamadas em seu PC quanto no seu smartphone.

Grandstream wave

Ele é um softphone totalmente gratuito, o qual permite aos usuários a realização e recebimentos de chamadas de voz por meio de contas SIP residenciais ou comerciais. 

Portanto, os softphones são a tecnologia certa para modernizar a infraestrutura de telefonia da sua empresa. Afinal, caso você continue com os analógicos, certamente perderá muito espaço para a concorrência — que já está aproveitando as diversas funcionalidades trazidas pela integração desse software com outras ferramentas de gestão de chamadas!

Então, o que achou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Então, comente aqui embaixo. Nossa equipe ficará feliz em ajudar!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar