O que é SIP e quais as suas principais funções? Entenda!

O que é SIP e quais as suas principais funções? Entenda!

Powered by Rock Convert

Entender o que é SIP é algo muito importante para os empresários ou gestores de TI das organizações. Afinal, esse protocolo de código aberto contribui para que a comunicação das empresas tenha mais qualidade e possa ser executada por um preço mais acessível.

O sistema de comunicação por áudio e vídeo é bastante interessante, mas nem sempre se tem conhecimento sobre o seu conceito e funções. É sobre esses assuntos que falaremos neste post, esclarecendo as principais questões acerca do tema. Acompanhe!

O que é VoIP e por que essa tecnologia é uma boa solução para empresas?

Antes de entender o que é SIP, convém ter claro na mente o conceito de VoIP. Trata-se de uma solução que pretende substituir a telefonia convencional. Utilizando a internet, são realizadas chamadas telefônicas, até mesmo para longa distância, sem ter que pagar muito caro por isso.

Já existem meios, inclusive, para fazer as ligações dos telefones fixos das empresas por VoIP. Assim, não é necessário pagar altos valores para fazer chamadas de voz com clientes e fornecedores da organização.

O que é SIP e quais são as suas relações com o VoIP?

SIP é uma sigla em inglês para Session Initiation Protocol, que pode ser traduzida como Protocolo de Início de Sessão. Ele pode ser aplicado junto ao VoIP, para melhorar ainda mais a qualidade de chamadas de áudio ou a realização de videoconferências.

O protocolo SIP é baseado no HTTP, tecnologia que possibilita o acesso a web sites. Porém, em vez de apenas conectar páginas na internet, o SIP também conecta outros tipos de conteúdo em tempo real, como dados de áudio e de vídeo.

É por conta disso que, quando utilizado junto ao VoIP, o protocolo SIP garante uma comunicação virtual com mais velocidade e qualidade.

Powered by Rock Convert

Quais são as principais funções do protocolo SIP?

O protocolo SIP apresenta diversas funções que podem ser executadas nas empresas. Na sequência, vamos listar as principais delas. Acompanhe!

Início e encerramento da sessão telefônica

O SIP possibilita mais agilidade no início e no encerramento das sessões telefônicas. Isso acontece porque o servidor de registro recebe as informações do receptor e automaticamente atualiza o banco de dados, que é utilizado pelos servidores de redirecionamento. Após isso, a localização da pessoa que recebe a chamada responde ao proxy.

Essa atividade faz com que os servidores consigam distribuir os dados da chamada, fazendo com que ela seja facilmente iniciada e encerrada.

Exclusão automática de participantes

Em uma videoconferência, as funções do protocolo SIP garantem que pessoas sejam excluídas da chamada, sem que haja prejuízo para as demais. Isso é importante para os casos de reuniões, em que um colaborador precisa ficar apenas na primeira parte, por exemplo.

Troca de chamadas

O SIP também conta com um servidor de redirecionamento, que faz com que a localização do destinatário seja facilmente localizada. Tudo isso também garante que seja feita a troca de chamadas, sempre que for necessário.

Em resumo, podemos dizer que entender o que é SIP e quais são as suas principais funções contribuem para o um melhor entendimento técnico da tecnologia VoIP,  seus benefícios e consequentemente também para a redução de gastos.

Quer continuar aprendendo sobre como economizar na telefonia? Então leia agora mesmo o nosso artigo “Descubra aqui quais são as tendências da telefonia VoIP“.

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar