O que é API de telefonia e como essa ferramenta pode me ajudar?

O que é API de telefonia e como essa ferramenta pode me ajudar?

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A transformação digital proporciona possibilidades jamais vistas no universo empresarial.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, as empresas conseguem reduzir custos, otimizar processos e oferecer muito mais qualidade aos clientes.

Por isso, você precisa saber o que é API de telefonia e como essa tecnologia pode ajudar seu negócio.

Acompanhe o post para descobrir!

O que é API de telefonia?

API é uma sigla em inglês que significa Application Programming Interface. Trata-se de um sistema que reúne padrões de programação cujo objetivo é integrar diferentes serviços, entre aplicativos, softwares e plataformas no ambiente online.

Na prática, essa tecnologia consiste em um conjunto de funções, protocolos e comandos desenvolvidos por programadores para rodar algum programa e interagir com servidores externos, sem precisar criar um código do zero a cada nova execução e transição.

Para entender melhor o que é API de telefonia, basta pensar nas variadas funcionalidades do serviço VoIP, que permite a realização de chamadas pela internet.

Dito de outro modo, o sistema converte sinais analógicos em pacotes de dados digitais passíveis de serem transmitidos via banda larga entre dispositivos como telefones, tablets e computadores.

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Nessa perspectiva, as APIs de telefonia atuam de modo a otimizar e personalizar os processos de comunicação da empresa. Elas permitem que softwares, como Softfone e PABX Virtual, além de funções, como gravação de chamadas, monitoramento e controle, sejam integrados e melhorem o setor de atendimento e informação.

De que maneira essa ferramenta funciona?

Na prática, a API de telefonia conecta aplicações e funciona como interface de softwares, permitindo que sistemas heterogêneos sejam integrados.

Isso ocorre em serviços bancários, por exemplo, quando uma plataforma de e-commerce autoriza determinada venda, via cartão de crédito, a partir da comunicação instantânea com a instituição financeira.

No caso de uma API de telefonia, é possível tornar a conectividade dos serviços telefônicos mais fácil e rápida, assim como o compartilhamento de dados por nuvem, reduzindo custos e otimizando processos.

Apesar de ser invisível, a ferramenta fornece recursos valiosos para acompanhar as operações telefônicas, criar métricas, elaborar URA (Unidade de Resposta Audível) personalizada, gravar chamadas, identificar ligações, fazer transferências, organizar filas de espera e usar mensagens de voz, entre outras funcionalidades.

Como ela pode beneficiar uma empresa?

Entender o que é API de telefonia e colocar seus recursos em prática pode trazer vantagens para uma empresa, como:

  • praticidade no compartilhamento de informações;
  • personalização no atendimento;
  • otimização nos processos de comunicação interna e externa;
  • integração de canais de comunicação e sistemas;
  • modernização no ambiente em nuvem;
  • redução de custos;
  • segurança.

As APIs de telefonia, aliás, não beneficiam somente a empresa. Os clientes também saem ganhando, na medida em que o atendimento é mais rápido e os processos são mais ágeis.

Tais fatores incidem diretamente na satisfação do consumidor e, consequentemente, no aumento da carteira de clientes e na rentabilidade do negócio. Deu para perceber que saber o que é API de telefonia é essencial, não é? Porém, mais importante ainda é contar com a tecnologia em sua empresa.

Entre em contato com a Pleno para saber como você pode implementar essa ferramenta em seu empreendimento e melhorar os processos de atendimento interno e externo!

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