Novas tecnologias para empresas: conheça as principais e seus impactos

Novas tecnologias para empresas: conheça as principais e seus impactos

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Antes da era informatizada os gestores já lidavam com constantes manutenções e novas tecnologias para empresas. O que mudou foi a velocidade dessa demanda e, por isso, é preciso reunir informações pontuais para tornar a decisão de update mais assertiva.

O momento de escolher a tecnologia aliada é muito importante, afinal, erros na gestão podem ser evitados se utilizarmos as ferramentas corretamente. Foi pensando nessa questão que resolvemos trazer este artigo com as novas tecnologias e seus impactos para as empresas. Acompanhe nosso texto e boa leitura!

1. Cloud Computing

Esse termo em inglês significa Computação em Nuvem. Trata-se de uma tecnologia que usa a estrutura da Internet — a nuvem — para armazenar dados, distribuir informações e fornecer serviços. A flexibilidade que essa tecnologia proporciona é ideal para pequenas e médias empresas.

Com a computação em nuvem é possível ter um banco de dados sobre seus clientes, sem a necessidade de direcionar funcionários e área física da empresa para a manutenção e gestão dos equipamentos, por exemplo. Outras funcionalidades dessa tecnologia incluem a mobilidade — fácil acesso de dados utilizando a Internet — e a atualização automática de sistemas.

2. Telefonia em nuvem

Também pode ser chamada de VoIP — Voz sobre IP. É uma tecnologia que utiliza a computação em nuvem para fornecer serviços de telefonia. Basicamente, todos os recursos de um telefone tradicional podem ser transferidos para um computador ou notebook, fazendo sua utilização pela Internet.

Essa tecnologia reduz os gastos das empresas, por dois motivos: elimina os gastos com infraestrutura e, por sua vez, manutenções. Reparos em linhas, verificações de cabos e gastos enormes nas faturas são coisas do passado. Além disso, as operadoras em nuvem praticam preços reduzidos de ligações, tanto locais quanto internacionais.

Outros benefícios:

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  • integra-se facilmente com sistemas e softwares que a empresa já utiliza, automatizando processos e reduzindo tempo nas atividades da organização;
  • oferece maior mobilidade para serviços prestados a clientes. É possível manter colaboradores conectados ao sistema de telefonia VoIP mesmo em viagens de negócio e home offices.

3. PABX Virtual

Uma das novas tecnologias para empresas é o PABX virtual que oferece um leque de funcionalidades exclusivas. É possível personalizar a saudação inicial e integrar seu sistema PABX à URA. Além disso, a gestão das filas de atendimento é facilitada, possibilitando a fácil transferência de ligações para filiais e outros terminais da empresa, não havendo inclusive cobrança nas ligações feitas entre ramais.

Possuindo os benefícios da telefonia em nuvem para a redução de custos e integração de sistemas, acrescenta ainda em qualidade de atendimento. Com a facilidade de gravar ligações e armazená-las em nuvem, o gestor pode ser mais assertivo no feedback dos colaboradores. Dessa forma, os atendentes melhoram seu desempenho e o impacto nos serviços aos clientes é positivo.

4. Informações em tempo real

A vantagem de obter informações ao mesmo tempo em que as situações acontecem é de extrema importância para o futuro dos negócios. Softwares já são desenvolvidos para, por exemplo, sinalizar a venda de artigos na Internet e, assim, realizar a reposição de estoque automaticamente. Outra situação é quando um cliente passa um determinado tempo com o site em aberto sem finalizar a compra, é possível direcionar atendentes para auxiliar o cliente a concretizar a compra.

5. Chatbots

Os também chamados agentes digitais preenchem lacunas na comunicação com consumidores e podem ser acionados para momentos específicos. Como quando todas as posições humanas estão ocupadas, um agente enviará uma mensagem ao cliente para manter o contato e evitar que o usuário abandone o atendimento.

Agregando outras tecnologias, como a realidade virtual, os chatbots podem se comunicar de outras formas — por meio de movimentos dos olhos e de gestos das mãos. Utilizando a inteligência artificial, esses mesmos agentes conseguem personalizar o atendimento coletando dados de pequenas frases ditas pelos clientes.

Como visto, as novas tecnologias para empresas estão cada vez mais acessíveis para os pequenos e médios negócios. As soluções apresentadas são o diferencial competitivo que cada gestão precisa.

E aí, se interessou pelo que apresentamos aqui? Entre em contato com a gente. Esperamos por você!

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