Entenda definitivamente a diferença entre telefonia IP e VOIP

Entenda definitivamente a diferença entre telefonia IP e VOIP

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A evolução da tecnologia transformou a forma como nos comunicamos. Além de ampliar as opções, trouxe ainda recursos que contribuíram significativamente para a redução de custos para empresas.

Um bom exemplo dessa evolução aconteceu na telefonia VoIP e IP. Ambas digitalizaram sinais analógicos como o de voz, para que tudo fosse transmitido pela rede de dados. As duas são amplamente utilizadas para otimizar call centers de todos os portes; e, ainda, flexibilizam as comunicações internas e proporcionam recursos fantásticos, inclusive para a gestão de atendimento.

Mas, se você ainda não sabe como é cada uma, suas diferenças e qual delas adotar, continue lendo este artigo. Vamos tirar todas as suas dúvidas!

Telefonia IP e VoIP: o que quer dizer?

Para entendermos melhor o conceito de VoIP e IP, precisamos entender sobre IP. A sigla significa internet protocol (protocolo de internet), que é um parâmetro de comunicação. Um exemplo: se uma empresa tem um plano de internet com link dedicado exclusivamente ao seu consumo, todos os computadores que estão naquela rede estão no mesmo IP.

No contexto em que estamos analisando, IP é a rede de dados na qual as máquinas e telefones estão conectados. Isso significa que se falamos que a telefonia é VoIP ou IP, queremos dizer que ambas se resumem na digitalização de sinais. Dessa forma, eles tornam-se dados que irão ser transmitidos por uma rede de dados — internet ou protocolo de internet. Vejamos agora, qual é a diferença entre cada uma das novas tecnologias.

Como funciona a telefonia VoIP?

A telefonia VoIP é primeira evolução para a comunicação telefônica via dados. A sigla significa Voice Over Internet Protocol (voz sobre um protocolo de internet). Por essa tecnologia, os sinais analógicos de voz são digitalizados, assim como já falamos. É mais simples de adaptação, pois não requer, necessariamente, a compra de aparelhos especiais para essa finalidade.

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As ligações são transmitidas via internet e a comunicação entre os ramais da matriz e das filiais são bem mais baratas do que da telefonia convencional. Geralmente, é gratuita! A conversão pode ser feita pelo roteador ou com o auxílio de um switch. As ligações podem ser feitas entre computadores ou entre um telefone e um computador.

Como funciona a telefonia IP?

A telefonia IP tem uma funcionalidade mais ampla. A conversão de dados analógicos, nesse caso, é realizada para voz, imagens, vídeos ou textos. Para utilizar todos os recursos que essa tecnologia proporciona, é melhor que tenha equipamentos telefônicos especiais.

Essa tecnologia favorece a utilização de um PABX (aparelho de gestão de ligações) na nuvem e também videoconferências de qualidade. Com a telefonia IP, também é possível melhorar a comunicação com filiais. Outra inovação deste nível é a instalação de aplicativos que permitem que os recursos sejam acessados por funcionários pelos seus dispositivos móveis, desde que estejam na mesma rede. Assim, da até para criar ramais nesses smartphones, por exemplo.

Podemos concluir que as duas opções são interessantes para quem quer diminuir custos com telefonia e deseja flexibilizar a comunicação entre filiais e matriz. O fator decisivo para que você opte por uma delas é o perfil de consumo da sua empresa.

Porém, se sua empresa deseja a redução de custos, a melhoria das funcionalidades e a gestão da telefonia, avalie a possibilidade de adotar a telefonia VoIP para o seu negócio. O importante é que optar por uma ou pela outra representa uma solução completa para a sua comunicação interna.

Tão importante quanto tomar essa decisão, é saber como escolher uma empresa que ofereça VoIP para o seu negócio! Descubra como fazer isso pelo artigo.

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