Entenda as diferenças entre VoIP e Skype e saiba a melhor opção!

Entenda as diferenças entre VoIP e Skype e saiba a melhor opção!

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Os avanços tecnológicos e as transformações digitais no setor de telecomunicações trouxeram inúmeras opções e modelos de negócio para o mercado. Nessa perspectiva, vale a pena compreender as diferenças entre soluções de telefonia VoIP e Skype – ambas são sistemas de transmissão de voz via internet que têm revolucionado a telefonia no Brasil e no mundo.

Tais tecnologias vêm substituindo aos poucos os serviços telefônicos tradicionais. Elas oferecem mais economia, mobilidade e praticidade nos processos de comunicação interna e externa. Apesar disso, as ferramentas são bastante diferentes e apresentam possibilidades distintas, fator que causa dúvidas nos gestores sobre qual delas escolher ou como utilizar o melhor de cada uma.

Confira os tópicos abaixo e descubra qual a opção ideal para a sua empresa!

O que é VoIP?

Traduzindo livremente para o português, VoIP (Voice over Internet Protocol) significa “Voz sobre Protocolo de Internet”. Em linhas gerais, trata-se de soluções de telefonia via internet.

Na prática, o recurso converte sinais de voz analógicos em pacotes de dados digitais passíveis de serem transmitidos entre dispositivos (como celulares, computadores e telefones) por meio de um link de comunicação de dados ou seja a Internet.

A solução pode reduzir em até 90% os custos com telefonia e otimizar as práticas de comunicação da empresa, tanto internamente quanto externamente, normalmente são utilizados aplicações como o  PABX Virtual e  Softfone para realizar esta comunicação.

O que é Skype?

É um software desenvolvido para realizar chamadas  de voz e vídeo diretamente de um computador, tablete ou celular, O Skype foi lançado no ano de 2003. Em 2005 foi vendido para a empresa eBay e pertence, desde maio de 2011, à Microsoft.

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O programa pode ser utilizado por duas pessoas ou mais em uma chamada e é considerado uma categoria específica de VoIP, com download gratuito para a versão popular e adaptabilidade em diversos dispositivos, mas que demanda uma banda larga de alta qualidade para o seu bom funcionamento.

É bastante utilizado no universo corporativo para fazer áudio e videoconferências, além de entrevistas, treinamentos e outras atividades empresariais.

O Skype possui uma versão paga, o Skype for Business mas nesta matéria vamos focar na versão tradicional e gratuita.

Como saber qual opção é melhor para a sua empresa?

Essa resposta você encontra analisando as principais diferenças entre VoIP e Skype, bem como suas vantagens e desvantagens:

  • o Skype é um software, ou seja, um programa;
  • o VoIP consiste em um sistema de telefonia que pode ser utilizado por  diversos softwares e programas para comunicação IP.
  • a instalação do Skype é gratuita, na versão popular.
  • já o VoIP deve ser contratado junto a uma operadora especializada e as ligações são mais baratas.
  • o Skype não permite mais de uma ligação ao mesmo tempo e não serve para empresas que atuam com atendimento, como telemarketing e SAC. Isto é, ele é mais limitado;
  • já o VoIP pode ser muito bem utilizado por uma central de atendimento, por sua capacidade de efetuar várias ligações simultâneas, agregado a uma solução de PABX IP pode disponibilizar recursos de ramais internos, gravação de chamadas, URA, filas de espera, monitoramento, gestão das chamadas etc. Ou seja, é um sistema bem mais completo;
  • o Skype é indicado para uso informal ou para entrevistas, treinamentos e reuniões;
  • o VoIP é a opção ideal para as empresas, por ser mais robusto e oferecer inúmeras possibilidades de comunicação interna e externa.

Enfim, a resposta sobre qual das alternativas é a melhor ou a ideal para a sua empresa está nos objetivos, porte, estrutura e natureza do negócio.

Para a maioria dos casos, o serviço VoIP acaba por ser a escolha mais pertinente, principalmente pelas suas funcionalidades e por ser mais completo e seguro, além de garantir a qualidade e contribuir tanto com os processos internos quanto com os externos (atendimento ao cliente).

Além disso, as soluções IP podem ser customizadas para utilização em centrais PABX IP, seja físico ou virtual, reduz os custos com telefonia em até 90% e oferece possibilidade de utilização de números virtuais e numeração 0800. Ademais, possibilita acompanhamento das operações em tempo real, recurso de gravação de chamadas, URA personalizada, fila de espera, transferência, entre outros planos empresariais.

Agora que você aprendeu sobre as diferenças entre VoIP e Skype, que tal conferir nosso outro post e descobrir qual a importância da segurança de rede de telefonia?

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