Descubra aqui quais são as tendências da telefonia VOIP

Descubra aqui quais são as tendências da telefonia VOIP

Powered by Rock Convert

A transformação digital tem proporcionado possibilidades incríveis para as empresas. Algumas delas são encontradas nas tendências da telefonia VoIP, como: redução de custos, PABX Virtual, otimização de processos, melhora nas práticas de comunicação interna e externa, mobilidade, entre outras vantagens do sistema em nuvem.

Para manter o negócio ativo, sólido e rentável em um mercado tão competitivo, é indispensável acompanhar os avanços da tecnologia voltados para o ambiente corporativo. Conhecer e atentar-se para essas oportunidades é uma prática inteligente de gestão e que rende bons resultados a médio e longo prazo.

Preparamos este post justamente para ajudar você nessa tarefa e mostrar uma fatia desse universo rico de desenvolvimento tecnológico no setor de telecomunicações: o serviço de telefonia VoIP. Ficou interessado? Acompanhe os tópicos e descubra!

O que é telefonia VoIP?

Em tradução livre para o português, Voice over Internet Protocol (VoIP) significa Voz sobre Protocolo de Internet. Trata-se de uma tecnologia que converte sinais de áudio em dados digitais para serem transmitidos via internet.

Para ficar ainda mais fácil de compreender seu funcionamento, basta pensar em uma ligação telefônica realizada por meio de sinais de wi-fi, em vez da rede tradicional fixa ou móvel. O Skype e o WhatsApp são bons exemplos do recurso VoIP.

Quais as principais tendências da telefonia VoIP?

A telefonia em nuvem não é um recurso novo. Ganhou destaque e espaço no mercado a partir da ampliação e popularização da banda larga de internet, especialmente no século 21. Desde a última década, diversas ferramentas vêm sendo desenvolvidas para atender demandas e oferecer facilidades no que diz respeito ao serviço de telecomunicações.

Listamos, abaixo, algumas tendências da tecnologia Voz sobre IP para você ficar antenado no que tem de mais atual.

Powered by Rock Convert

Tecnologias de rede mais sofisticadas

Já passamos por várias fases referentes aos sinais de internet. Quem não se lembra do GSM e do recente 3G, não é mesmo? Fato é que as redes 5G já estão aí, pedindo passagem e prometendo mais velocidade e capacidade de processamento. Isso significa que a qualidade da telefonia VoIP ficará ainda melhor e mais avançada. Fique atento!

Inteligência Artificial a favor da comunicação comercial

Uma das principais tendências da telefonia VoIP, a inteligência artificial (IA) também deve melhorar os serviços de comunicação das empresas, com programas de comunicações unificadas e recursos de percepções de conversas por voz, e-mail, chatbots e seus padrões discursivos.

Automação do atendimento com o reconhecimento de voz

A pesquisa a partir do comando e reconhecimento de voz é uma tendência que já pode ser vista atualmente em dispositivos móveis. Ela tem se tornado comum no cotidiano, mas pouco utilizada estrategicamente no âmbito corporativo.

Como recurso da telefonia IP, o reconhecimento de voz é ainda mais inteligente e pode ser efetivado por meio de URA (Unidade de Resposta Audível), que reconhece palavras, termos, linguagem predefinida e gramática, sendo essencial para o primeiro atendimento — como ocorre nos call centers.

Por que vale a pena ficar ligado nessas tendências?

Essas são apenas algumas tendências da telefonia VoIP. É importante que as empresas olhem com carinho para elas em virtude de suas possibilidades e vantagens, como:

  • redução de custos e baixo investimento;
  • facilidade de instalação e manutenção;
  • mobilidade e eficiência;
  • automação e otimização de tempo e produtividade;
  • melhora no atendimento e na comunicação interna etc.

Além disso, vale lembrar que os serviços telefônicos convencionais são caros, limitados e cada vez mais obsoletos diante dos avanços e das tendências da telefonia VoIP. Não precisa ser analista ou matemático para entender essas variáveis e perceber que o mundo, em breve, será totalmente digital em seus processos informativos e comunicativos, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Ele foi útil para você? Siga nossos perfis no Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades no mercado de tecnologia e telecomunicação!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar