Conheça os erros na gestão financeira que sua empresa precisa parar de cometer

Conheça os erros na gestão financeira que sua empresa precisa parar de cometer

Powered by Rock Convert

Não conseguir fechar o mês com saldo positivo significa que algo não vai bem na empresa. E nem sempre se trata de baixo faturamento: pode ser que haja erros na gestão financeira da instituição.

Quando persistem, esses erros podem levar a empresa a viver “no vermelho”, até que acabe encerrando suas atividades (bate na madeira!). Ainda que o quadro não seja tão grave assim, uma boa gestão financeira permite otimizar os recursos internos e aumentar os lucros.

Entretanto, algumas empresas não conseguem sanar os erros em sua gestão financeira, justamente pela dificuldade em identificá-los. Se é o seu caso, listamos abaixo alguns dos erros mais comuns:

Não analisar o fluxo de caixa

Você sabe controlar todas as entradas e saídas do caixa da empresa? Ao fazer uma compra, é importante verificar se as duplicatas não cairão em dias de guias de impostos ou folha de pagamento de funcionários.

Isso pode levar a um grande desfalque do caixa em um só dia, que fará com que a empresa precise recorrer ao cheque especial ou outras linhas de crédito. É claro que algumas vezes essas práticas são necessárias, mas use-as com moderação.

O problema começa quando elas se tornam rotina. O melhor a fazer é manter um controle das entradas e saídas previstas e tentar se programar a partir dessas informações.

Deixar de manter o controle de estoque

É importante ter registrado quais as mercadorias que há em estoque, com suas respectivas quantidades. Além de facilitar na hora de fazer compras, o controle de estoque garante o suprimento da demanda.

Compras de emergência representam um gasto com o qual você não contava e ainda podem levá-lo a aceitar altos preços. Mercadorias que ficam paradas por muito tempo também comprometem o fluxo de caixa.

É por isso que você deve saber exatamente o que há em seu estoque e traçar métricas para entender a demanda por cada item.

Não investir em tecnologia

Está aí um grande erro de muitos gestores. Muitas vezes, acreditar que apenas aquele computador meio obsoleto é suficiente para controlar todos os processos é uma armadilha.

Há gestores também que pensam que o investimento tecnológico se resume a um sistema de gestão empresarial. É claro que essa ferramenta é de suma importância, mas há outros itens igualmente necessários para o bom funcionamento da organização.

Powered by Rock Convert

O investimento em telefonia, por exemplo, garante a otimização de um importante tópico: o canal de comunicação com o público. O atendimento melhora quando contamos com um bom sistema.

Computadores e máquinas de boa qualidade tendem a impactar na produtividade. É por isso que negligenciar que a empresa precisa de bons aparelhos tecnológicos pode comprometer todo o processo produtivo.

Deixar que informações passem despercebidas

Sabe aquela entrada ou saída que você deixou para registrar no fim do dia? Pois bem, pode ser que o dia esteja corrido e você acabe indo para casa sem fazê-lo. 

Daqui a uma semana, provavelmente nem se lembrará mais dela e estará se questionando por que está faltando aquele valor no caixa ou se sentirá “abençoado”, já que apareceu um “dinheirinho” que você não faz ideia de onde veio. 

Acredite: ambas as situações são fruto de falhas na gestão financeiras e trazem mais problemas que vantagens. 

Desconhecer o lucro real da empresa

Muitas vezes, embora analise as entradas e saídas, você não sabe ao certo qual foi o lucro da empresa. É importante ter essa informação para poder planejar os próximos meses. 

Saber quais os produtos e procedimentos mais lucrativos e os que ainda precisam ser modificados é uma forma de otimizar o processo produtivo e potencializar os lucros. Mais que saber quanto a empresa lucra, é necessário identificar onde ela não lucra e por quais motivos. 

Entendeu quais são os principais erros na gestão financeira de empresas e como é possível saná-los? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este.  

 

 

 

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar