Conheça 5 ferramentas de gestão financeira

Conheça 5 ferramentas de gestão financeira

Powered by Rock Convert

A gestão financeira precisa ser realizada com organização, caso contrário, poderá impactar negativamente nos negócios. Por consequência, uma boa saúde financeira é imprescindível para o crescimento sustentável e bem planejado da empresa.

Desejando ver seu negócio crescer com força e independência é que os gestores não tiram o olho dos dados: controle de estoque; cartão de crédito; fluxo de caixa; custos fixos e variáveis. Tudo precisa estar sob controle e em dia, sendo que erros devem ser evitados.

Com tantas atividades que precisam ser monitoradas, é possível contar com ferramentas e boas práticas para ganhar tempo e eficiência.

Interessou-se em saber quais ferramentas de gestão financeira podem te ajudar? Então siga com a gente e boa leitura!

1. Gestão do fluxo de caixa

Um dos principais indicadores de boas vendas, além da conquista do cliente, é o fluxo de caixa. Por ajudar a equilibrar o quanto sai e entra de dinheiro, ela é uma das principais ferramentas a se utilizar. Sem um controle eficiente de fluxo de caixa, poderá haver surpresas ruins na contabilidade final.

Além das tradicionais planilhas da Microsoft e Google, existem outros tipos de planilhas financeiras e até mesmo softwares e aplicativos que podem ajudar nessa gestão. Falaremos dessas ferramentas digitais mais à frente.

2. Gestão de contas

Uma boa gestão de contas a pagar e a receber é complemento da gestão do fluxo de caixa. Ambas andam de mãos dadas, pois um fluxo de caixa sem equilíbrio dificulta o pagamento de obrigações e o recebimento de créditos. Assim como contas mal geridas anulam o trabalho feito na gestão do fluxo de caixa.

Um bom planejamento das contas mantém dinheiro por mais tempo e garante todas as obrigações cumpridas.

Powered by Rock Convert

3. Gestão de custos

Ao controlar gastos, é possível obter informações sobre a rentabilidade das atividades exercidas na empresa. Assim como reduzir custos desnecessários fornece capital para futuros investimentos.

Alguns dados utilizados no controle de custos você já possui por meio da gestão de fluxo de caixa e da gestão de contas. Mas é necessário ser minucioso para encontrar pequenos gastos constantes e que são ofensivos ao equilíbrio. 

Uma boa prática para reduzir custos é manter atualização das tecnologias utilizadas pela empresa. Fazendo essa atualização tecnológica, é possível reduzir em equipamentos, manutenção e até mesmo ganhar tempo ao automatizar processos.

4. Planejamento financeiro

Acha difícil ter dinheiro para investir, ampliar ou guardar? Planejamento financeiro é a resposta para essa questão.

Esse é um instrumento que possibilita ao gestor saber a exata situação financeira do negócio. É possível ajustar suas expectativas a curto, médio e longo prazo. 

Programas de redução de custos, processos de investimento e bolsa de valores, treinamento de equipes, manutenção e imprevistos. Tudo isso e mais podem ser mensurados dentro de um planejamento financeiro bem executado.

5. Ferramentas de gestão financeira

As ferramentas de gestão financeira são softwares e plataformas que podem tornar a gestão mais eficiente. Existem diversos tipos de ferramentas e para diversos perfis de empresa. A seguir, algumas delas que ajudam a pôr em prática suas técnicas e estratégias de gestão:

Gestão de caixa e de contas

  • QuickBooks ZeroPaper permite o controle de caixa, mostrando contas a pagar e a receber, enviando inclusive lembretes de pagamento;
  • Meu Negócio em Dia é um aplicativo desenvolvido pelo Sebrae-MG e tem como objetivo organizar e analisar dados financeiros, como contas e vendas. 

Controle de custos

  • Nibo faz controle financeiro completo, inclusive conciliação bancária. Prioriza a gestão de custos;
  • Espresso permite reembolsos e que colaboradores adicionem despesas à plataforma. O gestor tem autonomia para aprovar tais despesas.

Sistemas de cobrança e notas fiscais

  • eNotas é um sistema online que automatiza a emissão de notas fiscais eletrônicas para serviços, produtos e consumidores;
  • PJBank é um serviço de conta digital para empresas, fornecendo serviços como recebimento em boleto e em cartão;
  • Iugu é uma plataforma focada em pagamentos digitais, automatizando processos como emissão de boletos e parcelamento.

As novas tecnologias oferecem opções de ferramentas de gestão financeira que auxiliam a otimizar os resultados dos colaboradores. Com isso, as cobranças da gestão são diminuídas, possibilitando empenho máximo nos investimentos.

Gostou das nossas dicas de ferramentas de gestão financeira? Então, compartilhe este post nas redes sociais e espalhe conhecimento!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar