Comportamento do consumidor: 3 fatores para prestar atenção

Comportamento do consumidor: 3 fatores para prestar atenção

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O comportamento do consumidor se tornou o termômetro das abordagens e estratégias adotadas por empresas e lojas de todos os portes. Isso porque a tecnologia e as transformações das sociedades urbanas têm gerado mudanças importantes no perfil do cliente de um modo geral.

Para oferecer produtos, serviços e atendimento de qualidade, com o objetivo de conquistar e fidelizar o público, os empreendedores e gestores precisam acompanhar e entender essas dinâmicas sociais. Conhecer os desejos das pessoas, os sonhos, necessidades, expectativas, preferências, entre tantos outros aspectos.

Com este post pretendemos apresentar um panorama atualizado sobre o comportamento do consumidor. Primeiro, definindo esse conceito, depois explicando alguns fatores que influenciam hábitos de consumo e, por fim, apontando para algumas tendências que precisam ser monitoradas. Ficou interessado? Confira tudo isso nos tópicos abaixo!

O que é comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor pode ser entendido como um conjunto de atitudes e hábitos voltados para o consumo de produtos e serviços. Em linhas gerais, é um estudo sobre a percepção que os clientes têm sobre alguma empresa, marca e atendimento, bem como sobre seus interesses, motivações e critérios predominantes nos processos de consumo.

Por que é importante de entender sobre isso?

Entender essas variáveis sob o olhar de diferentes áreas do conhecimento — como a psicologia, antropologia social, sociologia e economia — é fundamental para adotar estratégias, com o objetivo de diferenciar-se da concorrência e conquistar a satisfação do cliente.

Quais os principais fatores que influenciam no comportamento do consumidor?

São vários os fatores que podem influenciar o comportamento do consumidor, principalmente na era das informações. Vejamos, a seguir, os principais.

Culturais

Nossa cultura é construída desde a infância, assim como é cultivada e incrementada com novos elementos, à medida que conhecemos pessoas, lugares e coisas diferentes. O fato é que os fatores culturais são predominantes na formação do comportamento do consumidor e na busca por consumo, pois envolvem valores (familiares, religiosos e pessoais), visão de mundo, objetivos, concepção de desejo, interesse e necessidade.

Sociais

Há, também, os fatores sociais, tão importantes quanto. Eles são entendidos a partir de algumas variáveis, como família, religião, formação acadêmica, classe social, status, papel na sociedade, entre outros que têm poder de influência sobre o comportamento.

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Pessoais

Podemos citar a famosa pirâmide elaborada pelo psicólogo americano Abraham Maslow para abordar, por fim, os fatores pessoais. Formada por uma hierarquia de necessidades humanas, essa pirâmide abarca, de baixo para cima:

  • necessidades humanas/fisiológicas;
  • necessidades de segurança;
  • necessidades sociais ou de amor;
  • necessidades de estima;
  • necessidades de auto realização.

Compreender cada uma dessas variáveis pode ser crucial para formular estratégias de vendas, atendimento e relacionamento direcionados ao cliente.

Quais são as tendências do comportamento do consumidor? 

Chegamos, finalmente, às três principais tendências do comportamento do consumidor, que precisam ser acompanhadas.

1. Mobile

Pesquisas têm mostrado que o brasileiro já utiliza mais o celular do que o computador para acessar à internet. Isso indica que o consumidor está cada vez mais mobile, centralizando grande parte de suas atividades, inclusive o consumo nos dispositivos móveis, como o smartphone.

2. Relacionamento

O preço baixo e a variedade de serviços ou produtos deixaram de ser os únicos critérios na hora de o consumidor decidir comprar algum produto ou contratar determinado serviço. A construção do relacionamento da empresa/marca com o cliente entrou nessa lista e interfere diretamente na fidelização — sobretudo, por meio do atendimento personalizado, realizado com eficiência, empatia e humanização.

3. Transmidialidade

As pessoas também estão cada vez mais conectadas em rede e presentes em diversos ambientes digitais. Isso é o que se denomina, nos estudos da comunicação, como fenômeno da transmidialidade ou convergência. Desse modo, é indispensável que as empresas ocupem esses espaços estrategicamente e ofereçam diversos meios de atendimento ao consumidor, principalmente pela comunicação omnichannel.

Enfim, é fundamental entender precisamente os fatores que influenciam o comportamento do consumidor para melhorar os processos de atendimento e venda da sua empresa. Assim como é importante estar atento às tendências de hábitos e consumo, cujos efeitos incidem estritamente nos resultados de qualquer negócio, inclusive o seu.

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