Como usar o VOIP? Tudo que você precisa saber

Como usar o VOIP? Tudo que você precisa saber

Powered by Rock Convert

Você sabe como usar o VOIP? Não?! Pois então, entenda que é tudo muito simples e difere pouco das ligações tradicionais. VOIP é a sigla de Voice Over IP para indicar que as chamadas são transmitidas por meio dos protocolos de IP da internet. Consequentemente, o sinal utilizado será digital em contraste com a tecnologia analógica da telefonia convencional.

Ou seja, além dessa diferença técnica do meio de transmissão, o usuário não perceberá muita diferença em relação. Inclusive, há muitas outras vantagens no VOIP. Se você quer entender melhor como ele funciona e como pode impactar positivamente na sua empresa, não deixe de ler o nosso post até o final!

Como usar o VOIP?

Para utilizar e aproveita dos benefícios do VOIP e importante contar com a tecnologia adequada. Confira!

Softphone no computador

O softphone é um software que simula o teclado de um telefone na tela de um computador. No entanto, sua função vai muito além disso;  será ele o responsável por converter o sinal digital recebido pela rede em um sinal analógico capaz de transmitir a mensagem até os fones de ouvido do usuário. 

Celular

Neste caso, você pode utilizar qualquer smartphone, até mesmo aquele que você já usa no dia a dia. Para isso, será necessário instalar um aplicativo que executará as mesmas funções de um softphone.

Adaptador ATA

O Adaptador ATA é um conversor de sinais, tal como aqueles conversores que permitem a chegada do sinal digital em televisões analógicas. É, portanto, um equipamento instalado no seu telefone tradicional, o qual permitirá que você utilize todos os seus recursos, porém conectado à internet. 

Telefone IP

É um telefone em que o adaptador ATA está embutido de modo que não seja necessária a compra de uma peça externa. Assim, ele é praticamente igual a um aparelho convencional, porém utilizando conectores RJ-45, que são iguais à saída dos cabos de rede que você conecta ao computado para acessar a internet. 

Como esta tecnologia facilita as comunicações?

Essa tecnologia traz inovações muito importantes para o ramo das telecomunicações. Isso se deve ao fato do VOIP se integrar perfeitamente com todas as tecnologias de software, como ERPs, CRMs e outros sistemas de gestão empresarial. Além disso, ele pode ser utilizado por qualquer pessoa com acesso à internet. Portanto, não está preso às amarras de cabos: aonde uma conexão 3G ou 4G chegar será possível utilizar o VOIP.

Quais as vantagens ao utilizar o VOIP?

Redução de custos

Este talvez seja o maior atrativo para a maioria das empresas. Há muitos provedores de VOIP que oferecem serviços de assinatura com chamadas totalmente grátis para seus clientes. Então, em vez de pagar o custo por cada ligação ou por minutos, é possível fazer somente uma assinatura do pacote de serviços sem nenhum valor adicional pela intensidade de uso.

Há também outro modelo de serviços VOIP, no qual é possível pagar por ligação e por minuto. Neles, a assinatura é mais barata, sendo ideais para empresas de pequeno porte, além das tarifas serem bem menores quando comparadas à telefonia convencional.

Mais recursos

Além de fazer ligações, a maioria dos softwares e aplicativos de VOIP traz também várias outras funcionalidades. Um dos melhores exemplos é a URA, que é uma atendente eletrônica capaz de redirecionar chamadas e responder a algumas dúvidas dos clientes automaticamente, sem a intervenção humana. Além disso, há também várias ferramentas de controle de indicadores, gravação de chamadas etc. 

Portanto, se o problema era não saber como usar o VOIP, ele está resolvido. A tecnologia oferece muitas vantagens para as empresas e, por essa razão, tem sido implantada em praticamente todos os grandes, médios e pequenos negócios. 

Quer continuar recebendo as melhores informações e dicas sobre a Era Digital da telefonia? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar