As 5 boas práticas para a satisfação do cliente

As 5 boas práticas para a satisfação do cliente

Powered by Rock Convert

A satisfação do cliente pode ser vista como um termômetro de como andam os negócios da sua empresa — isso porque um cliente satisfeito pode servir de ferramenta de marketing, compartilhando a boa experiência com sua marca e servindo para conquistar novos compradores. Da mesma forma, um cliente não muito satisfeito pode significar menos confiança por parte de novos consumidores.

Porém, como medir a satisfação de um cliente? Ou, ainda, como garantir que terá sido bem atendido? São questões importantes e que pairam a mente de qualquer gestor de equipe. Por isso, resolvemos trazer este artigo com 5 boas práticas para mudar a forma como você se relaciona com seus consumidores. Acompanhe nosso texto e boa leitura!

1. Qualifique

A forma como você trata seus funcionários reflete na maneira como eles atendem os clientes. Isso significa que o investimento na qualificação da equipe de atendimento é revertido em satisfação dos consumidores, consolidando um bom relacionamento com a empresa.

Um bom treinamento de equipe deve atualizar seu pessoal com as melhores práticas de atendimento, além de alinhar a cultura organizacional e os objetivos do negócio.

2. Humanize

O atendimento humanizado é uma tendência para os gestores que pensam na experiência dos clientes — e isso nada mais é do que enxergar o outro, o consumidor, como um igual a você mesmo, o atendente. Se colocar no lugar da outra pessoa, tentar compreender sua dor e dúvidas e procurar soluções como se fosse para si são exemplos de atitudes que satisfazem o cliente.

Outro ponto atrativo, para empresas que investem no atendimento humanizado, é que este cliente não gosta de se sentir como uma carteira ambulante que está pronta para soltar dinheiro para o primeiro vendedor que tiver a melhor lábia. Os consumidores desse tipo de atendimento querem ser vistos como pessoas que procuram realizar sonhos e resolver problemas reais.

3. Realize pós-vendas

O atendimento não termina com a finalização da venda ou quando o cliente vai embora da loja ou empresa. É preciso acompanhar esse cliente para saber qual sua satisfação com o produto ou serviço fornecido — isso, por sua vez, levará esse cliente a retornar e continuar comprando com sua empresa. Chamamos esse passo de fidelização.

Powered by Rock Convert

O objetivo do pós-venda é saber como o cliente está após a finalização da compra e existem muitos métodos de medir essa satisfação. Uma pesquisa enviada por e-mail ou um telefonema para acompanhar o andamento da entrega são exemplos de práticas simples que podem ser adotadas com facilidade.

Nessa fase de atendimento é possível ainda direcionar propagandas específicas, com a finalidade de trazer uma nova compra desse cliente.

4. Antecipe-se

Apesar de não ser a procura principal dos consumidores, a antecipação de demanda é um trunfo para as empresas e garante a satisfação do cliente. A antecipação de demandas traz satisfação por resolver pequenos imprevistos, que podem ocorrer em qualquer prestação de serviços, antes mesmo de o cliente estar ciente de que existam. Por meio da utilização de softwares de gestão é possível enviar alertas para os clientes informando sobre:

  • produtos que estão com entrega pendente;
  • quantidade em estoque indisponível;
  • promoções para datas específicas.

5. Seja omnichannel

A comunicação omnichannel tem por definição unificar todas as plataformas de comunicação da empresa. Se a companhia possui apenas um meio de comunicação, geralmente o telefone, é preciso investir em outras formas de manter contato com os clientes. E essa prática é ideal para atualizar as maneiras como a sua empresa realiza esse contato com os consumidores.

Ser uma empresa omnichannel significa diminuir etapas entre o surgimento do problema — o momento que o cliente entra em contato com a empresa — e a solução. Isso também exige que a empresa invista em um banco de dados eficiente, que forneça a mesma informação sobre os clientes para todos os atendentes, em todas as plataformas utilizadas.

A empresa que se preocupa com a satisfação do cliente é uma empresa que também procura atualização de sistemas. Por isso algumas dicas do nosso artigo estão em sintonia com as tendências tecnológicas e boas práticas de gestão.

Gostou das informações passadas neste post? Então que tal conhecer mais 5 truques para conquistar o cliente?

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar