Aprenda o que é telefonia 4.0 e quais avanços esperar

Aprenda o que é telefonia 4.0 e quais avanços esperar

Powered by Rock Convert

A telefonia 4.0 é um conceito que começou a aparecer em 2017, quando ficou claro que as novidades trazidas pelo PABX IP mudariam a forma como os serviços seriam prestados pelas provedoras e como os negócios os utilizam nas suas operações diárias. A principal mudança está relacionada à consolidação da Internet como o principal meio de transmissão de dados telefônicos corporativos.

Além disso, o amplo uso do PABX virtual permitiu que se criasse uma cultura de atendimento voltada para o uso de relatórios, indicadores e métricas, na qual a gestão das empresas monitora constantemente a satisfação do cliente com o SAC, o tempo das ligações, a taxa de resolução de problemas, entre outros fatores.

Ou seja, a telefonia 4.0 se coloca como uma estratégia central para a melhoria dos resultados corporativos. Para ajudar você a entender melhor esse contexto, preparamos especialmente este post. Leia até o final e fique por dentro do assunto!

Quais são as fases evolutivas da telefonia?

Telefonia 1.0

Ela começou quando Graham Bell inventou a telefonia analógica lá na década de 1870 e durou quase um século, tendo sido a fase mais duradoura. Foi a época do serviço totalmente analógico sem nenhuma etapa automatizada do início ao fim de uma ligação.

A transmissão era feita por cabos de cobre, pois a voz era convertida em uma representação elétrica (um sinal analógico). Depois disso, esta era redirecionada a uma central na qual a conexão entre duas linhas diferentes deveria ser feita manualmente por um telefonista.

Telefonia 2.0

Durante a Segunda Guerra Mundial, a tecnologia computacional avançou bastante, e foi possível automatizar algumas etapas da telefonia. No entanto, somente na década de 1960, com um aumento exponencial do número de linhas telefônicas adquiridas pelas empresas e pela população americana vivendo na época de ouro da economia, o setor de telecomunicações passou a investir mais na tecnologia.

Com isso, surgiu o PABX analógico, que automatizava parte das operações e dispensava a figura de um telefonista. Além disso, as corporações foram capazes de criar redes telefônicas internas com ramais e números privados sem a necessidade de uma operadora externa. 

Telefonia 3.0

Paralelamente ao PABX analógico, também começou a ser desenvolvida a versão digital que ficou totalmente operacional para o uso nas grandes empresas na década de 1980 nos EUA e de 1990 no Brasil. Ela criou as bases da versão 4.0, mas ganhou certa má fama por aqui devido a uma qualidade reduzida das ligações. 

Telefonia 4.0

Durante os anos 2000, a tecnologia virtual de telecomunicações avançou bastante, e os serviços de telefonia IP foram aprimorados de forma que superaram os analógicos em todos os sentidos.

A grande vantagem foi um custo reduzido, visto que a infraestrutura utilizada para a telefonia se torna exatamente a mesma utilizada pela Internet, que é feita por cabos e fibras ópticas de altíssima velocidade. Além disso, os softwares de PABX IP são capazes de incorporar todas as mais novas ferramentas digitais, como a automação e a inteligência artificial, por exemplo.

Quais avanços esperar nos próximos anos?

O avanço da Inteligência Artificial (IA) criará softwares-robôs capazes de realizar grande parte dos atendimentos ao cliente sem a necessidade de intervenção humana. Ou seja, sua empresa poderá reduzir bastante os custos com pessoal. Além disso, aliada ao big data, a IA terá softwares capazes de analisar o conteúdo das ligações e determinar as principais necessidades e insatisfações do seu público. 

Os próximos anos de avanço da telefonia 4.0 prometem ser revolucionários e mudar completamente a forma como os negócios monitoram suas ligações. Por isso, acreditamos que as tecnologias analógicas se tornarão obsoletas nos próximos 10 anos no contexto empresarial, que tem investido cada vez mais na telecomunicação via Internet por pacotes de IP. 

Quer continuar recebendo as melhores dicas sobre a telefonia IP e suas aplicações no mundo corporativo? Então, não deixe de assinar nossa Newsletter!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
PABX IP: esclarecendo mitos para você

Next Article

PABX IP: esclarecendo mitos para você

Sem comentários

Cancelar