5 erros no atendimento ao cliente que você precisa evitar

5 erros no atendimento ao cliente que você precisa evitar

Powered by Rock Convert

Atender bem e com qualidade significa atrair mais clientes, fortalecer a marca e a reputação da empresa. O atendimento é a porta de entrada do seu negócio. Os clientes, fornecedores, parceiros e, até mesmo, concorrentes lidam com essa questão. Por isso, é extremamente importante não cometer erros no atendimento ao cliente.

A maioria dos gestores já se deu conta de que cuidar do cliente é importante. Porém você está fazendo isso da forma certa? Siga a leitura do nosso artigo e descubra 5 erros no atendimento ao cliente que não devemos cometer!

1. Menosprezar o conhecimento do cliente

Isso pode ocorrer de duas formas:

  • em um momento, o cliente se informou sobre o produto a ser comprado e, na conversa com o vendedor, sentiu que ele passou informações equivocadas ou omitiu informações importantes.
  • noutra situação, o cliente não é tão informado assim, porém o vendedor usou todos os termos técnicos que conhecia e acabou deixando o cliente com mais dúvidas e incertezas.

Para ambas as situações, a solução é simples: pergunte ao cliente o que ele já sabe sobre o produto. Uma simples pergunta fornecerá o perfil desse consumidor.

Se ele conhece o produto, é necessário ter uma conversa de igual para igual. Seja honesto quanto aos pontos negativos do produto ou serviço: para esse tipo de cliente, omitir informações, mesmo que ele já saiba delas, é tido como um ato de má fé.

No caso oposto, quando o cliente conhece pouco do produto, uma conversa didática é mais adequada. Fale dos termos técnicos sempre explicando de forma mais sucinta e precisa. Não deixe as informações mais difíceis de lado: o fato do comprador não ter conhecimento suficiente não significa que ele não tenha capacidade para aprender.

2. Ter apenas um canal de atendimento

É importante se atualizar, mesmo no que diz respeito a canais de comunicação. O telefone costuma ser o meio de comunicação mais comum nas empresas, mas não podemos nos limitar a ele. Ser uma empresa omnichannel ou multichannel é um dos diferenciais que mais atraem clientes. Os consumidores atuais gostam de ter opções de atendimento que se encaixem no seu estilo de vida.

Powered by Rock Convert

3. Não realizar pós-venda

Muitas pessoas ainda imaginam que o atendimento acaba quando fechamos a venda. Elas não podiam estar mais erradas. O pós-venda é uma das fases de maior importância no atendimento ao cliente. É aqui que conseguimos fidelizá-lo e ouvir seu feedback a respeito do produto ou serviço.

O pós-venda pode ser um simples e-mail acompanhando a entrega do produto ou ainda uma pesquisa de satisfação. Qualquer medida que traga informações sobre a experiência do cliente com a empresa é uma maneira de acompanhar o pós-venda.

4. Não cuidar da sua equipe

Não cuidar devidamente do time que representa a empresa é um dos erros no setor de atendimento ao cliente mais comuns. Cuidar de quem faz o atendimento da sua companhia é a principal medida de um gestor que preza pelo cliente. Esses cuidados incluem treinamentos de qualidade, feedbacks positivos, palestras sobre o produto e troca de experiência com colaboradores mais velhos.

É essencial para um atendimento de qualidade que a equipe esteja alinhada com os objetivos e metas do negócio. A motivação do time também entra nesses cuidados básicos. Garanta que as metas estipuladas para vendas sejam realistas — assim, os funcionários conseguem visualizar os resultados com mais facilidade, estimulando a competitividade saudável da equipe.

5. Experiência do cliente

Você sabe o que é uma boa experiência do cliente? A empresa que entrega além do esperado costuma oferecer uma experiência agradável a seus consumidores. Veja alguns exemplos:

  • sala de espera com distrações — rádio, revista, jornal, televisão;
  • oferecer água, café ou chá;
  • tecnologias que facilitam o atendimento — banco de dados, URA, PABX Virtual;
  • serviços que oferecem tranquilidade ao cliente — pagamento via Internet, retornar ligação, e-commerce;
  • integrar loja física e loja virtual.

O gestor que mantém seu foco na satisfação do cliente deve ficar de olho nas principais áreas da empresa. O setor de vendas não age sozinho e somente uma equipe bem preparada evita erros no atendimento ao cliente.

Gostou das informações do nosso artigo? Então deixe um comentário contando quais erros você evita cometer no atendimento!

Powered by Rock Convert

Sem comentários

Cancelar